Regional 7 do Sepe

MERITOCRACIA NOS EUA – Desempenho fraco provoca demissão de 165 professores

Jornal zero hora – 24/07/2010

Uma notícia pegou de surpresa as escolas públicas do Distrito de Colúmbia, onde fica a capital dos EUA, Washington. Duzentos e quarenta e um professores foram demitidos ontem – 165 deles por terem fraco desempenho em sala de aula, com base em um novo sistema que avalia os educadores, aplicado pela primeira vez no último período escolar.

– Todas as crianças e adolescentes em escolas públicas do Distrito de Colúmbia têm o direito de ter um professor muito eficiente, em todas as salas de aula de todos os bairros desta cidade. Este é o nosso compromisso – declarou Michelle A. Rhee, que tem um cargo equivalente ao de secretária de Educação do Distrito de Colúmbia.

A avaliação, conhecida como Impact, é a principal ferramenta que o governo local usará todos os anos para determinar o desempenho de seus cerca de 4 mil professores. Além dessas demissões, outros 737 educadores foram avaliados como “minimamente eficientes” e terão um ano para melhorar seu desempenho – caso contrário, também serão dispensados. Além disso, dos 241 educadores, 76 foram demitidos por não cumprirem os pré-requisitos do governo federal para dar aulas.

O Sindicato dos Professores de Washington já declarou que contestará algumas demissões. Líderes sindicais e outros educadores criticaram duramente o Impact, desenvolvido em parceira com uma consultoria privada. Eles afirmam que o sistema é complexo demais e baseado em uma metodologia estatística pouco confiável para relacionar os resultados dos testes aos professores individualmente. Desempenhos fracos, porém, geralmente não podem ser contestados, a não ser que o sindicato consiga provar que houve erros no processo de avaliação.

As demissões colocam o sistema de ensino público na dianteira de um movimento nacional – iniciado, em parte, pela competição Race to the Top, lançada pelo governo Barack Obama para distribuir US$ 3,4 bilhões em recursos para escolas que apresentem planos ambiciosos de excelência – para avaliar com mais eficiência o desempenho dos professores.

Washington

 


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